Show “Um toque Cearense” com Nonato Lima e Samuel Rocha

No dia 19 de agosto, o duo Nonato Luiz e Samuel Rocha participa da programação do aniversário de cinco anos do Porto Iracema das Artes com o show “Um Toque Cearense”. A apresentação, que inicia às 19h, é uma homenagem aos grandes instrumentistas Dominguinhos, Garoto e Sivuca, e acontece no palco do projeto “Cidade da Gente”, iniciativa da Prefeitura de Fortaleza no entorno da Escola.

O show é uma homenagem e manifestação de gratidão dos jovens instrumentistas aos grandes mestres da música brasileira que influenciaram e permanecem vivos na musicalidade dos artistas Samuel Rocha e Nonato Lima. Da comum identificação com a música brasileira e, mais ainda, da admiração por músicos/instrumentistas como Dominguinhos, Garoto, Sivuca, dentre outros, a parceria aconteceu de forma espontânea e natural. Porém, sem perder de vista o legado da qualidade musical e, sobretudo, da paixão presente nos trabalhos dos artistas que referenciam.

Samuel Rocha e Nonato Lima passaram, em anos e projetos distintos, pelo Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes.

O show é gratuito e aberto ao público.

Sobre os artistas 
Nonato Lima 
Músico, Instrumentista, Compositor e Arranjador, nasceu na cidade de Quixadá-Ce e atualmente vive em Fortaleza- Ce. Conheceu a Sanfona com seis anos de idade através de seu pai. Com dezessete começou a tocar em bandas de forró com o objetivo de custear a compra seu primeiro instrumento. Nonato já dividiu o palco artistas renomados. Dentre os tais: Elba Ramalho, Dominguinhos, Waldonys, Amelinha, Marcos Lessa, Zé Paulo Becker, Alexandre Ribeiro, Macaúba do Bandolim, Adelson Viana, Zé do Norte, Lucinha Menezes, Spok Frevo Orquestra, Adelmario Coelho, Arismar do Espírito Santo, entre outros. Participa da Orquestra de Sanfonas do Ceará, maestrada por Zé do Norte e Adelson Viana. Em 2013 gravou o DVD da Cantora Alexandra Nicolas, no qual dividiu o palco com músicos como: João Lira, Luciana Rabelo, Celsinho Silva e Mauricio Carrilho.

Em julho de 2015 foi campeão do III Festival Internacional da Sanfona, que ocorreu em Juazeiro da Bahia. Algumas de suas composições foram gravadas pela Spok Frevo, Orquestra na qual segue fazendo participação. Atualmente trabalha com a banda Acaicaca, de Guilhermino Benevides, dedica-se ao forró pé de serra e a música instrumental, como no Projeto “Influências” e “Um toque cearense”, em parceria com o violonista Samuel Rocha e “Herluno trio” Trio Jazz com Luizinho Duarte.

Samuel Rocha
Samuel Rocha é um músico que tem se destacado na cena musical cearense pela sua dedicação ao violão de sete cordas e por suas composições. Sob influência do choro e da música regional, desde os quinze anos de idade, Samuel vem consolidando o seu trabalho no sentido de fortalecer este segmento. Foi idealizador do grupo Murmurando em 2006, onde atua até o momento, inclusive tocando músicas de sua composição em shows realizados pelo grupo. Já dividiu o palco com artistas renomados. Dentre os vários: Macaúba do bandolim, Adelson Viana, Rodolfo Forte, Luizinho Calixto, Zé Paulo Becker, Nonato Luís, Gilson Peranzeta, Mauro Senise, Moacir Bedê e Humberto Pinho. Além no DVD “Homenagem a Luiz Gonzaga”, comemorando o centenário do artista pernambucano, e na produção do CD do violonista Marcos Maia.

Como compositor, ficou em terceiro lugar no prêmio de música de instrumental da Rádio Universitária (FM 107, 9) em 2011 com a música “influência”, fruto da parceria com Pedro Alcântara e Tarcísio Sardinha. Já “Baião para Suzana”, compõe a trilha sonora do curta-metragem “Bumba meu peixe”, produzido pela Associação Mundo Animado das Artes-AMANDA (CE), e premiado na 2ª edição do prêmio Cultura Viva, idealizado pelo Ministério da Cultura. Uma característica de suas composições é a evidente presença dos elementos essenciais dos estilos musicais que o inspiram, sem perder a dimensão da contemporaneidade e dos seus aspectos subjetivos. O que contribui para o fortalecimento da sua identidade como artista. Dentre os seus projetos atuais, destacam-se “um toque cearense” e “Influências, fruto de sua parceria com Nonato Lima.

Serviço:
O quê: Nonato Lima e Samuel Rocha apresentam o show “Um toque Cearense”
Quando: 19 de agosto, às 19h
Onde: Palco Cidade da Gente, no entorno da escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito