Sessão especial do Cena Cineclube com exibição do filme A Paixão de Joana D’Arc e trilha sonora ao vivo

Na última terça-feira de agosto, dia 28, o Cena Cineclube realiza uma sessão especial com a exibição do filme “A paixão de Joana D’arc” (1928), em comemoração ao aniversário de cinco anos do Porto Iracema das Artes, no dia 29. Clássico do cinema mudo, dirigido pelo cineasta dinamarquês Carl Theodor Dreyer, a sessão contará com trilha sonora ao vivo executada pelos músicos Rodrigo Colares e Vitor Colares. A exibição acontecerá ao ar livre, na Rua José Avelino, a partir das 19h. O acesso é gratuito.

SOBRE O FILME
“A paixão de Joana D’arc” é um dos filmes mais fortes já realizados na história do cinema. Filmado radicalmente sob a estética do close-up, com planos que se fundem ao rosto inesquecível da atriz Maria Falconetti (Joana D’arc), o roteiro do filme é inteiramente baseado nos documentos históricos que registram com detalhes o julgamento que culminou na morte de Joana no século XV, após ser interrogada e torturada por juízes ingleses.

SOBRE OS MÚSICOS
Tendo a guitarra e o sintetizador como instrumentos de experimentação minimalista, os irmãos Colares desenvolvem projetos em parceria na cena da música cearense há alguns anos. Criados em Messejana, hoje os dois tocam juntos na banda “Miss Jane”, além de também trilharem ambos carreiras solos, com álbuns lançados por selos da música independente. Entre os trabalhos de Vitor no Cinema está a trilha sonora do filme cearense “Medo do Escuro” (dir. Ivo Lopes de Araújo, 2014, Alumbramento), em parceria com mais três músicos. Este último trabalho também teve sua trilha executada ao vivo, por ocasião da projeção de “Medo do Escuro” em mostras e festivais pelo Brasil.

SOBRE O CINECLUBE
O Cena Cineclube é um espaço de exibição pública e gratuita de filmes que acontece às terças-feiras no prédio histórico do Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema, o CENA 15. Tem como proposta estimular a formação de público e de repertório através do encontro da cena de realizadores e pensadores do cinema cearense e brasileiro, convidados a programar as sessões, com o público da cidade interessado em debater os diversos cinemas pulsantes no mundo.

SERVIÇO
O que: “Sessão especial do Cena Cineclube com exibição do filme A Paixão de Joana D’Arc e trilha sonora ao vivo”
Quando: Terça-feira, 28 de agosto, às 19h
Onde: Na Rua José Avelino, 495 (exibição ao ar livre)
GRATUITO