Programação Dia Mundial da Fotografia

A partir de 19 de agosto, quando é celebrado o Dia Mundial da Fotografia, até o final do mês, diversas atividades da programação de aniversário do Porto Iracema das Artes comemoram a data. Organizada pela coordenação do Programa de Fotopoéticas, a agenda de eventos conta com fotopasseio, exibição de filmes, exposição de fotografias, workshops e aula aberta. O acesso é gratuito.

A programação inicia no domingo, 19, com a terceira edição da “Fotofesta – Todo mundo junto e misturado”, evento realizado em parceria com o Instituto da Fotografia e outros agentes. O evento começa às 9h com um fotopasseio mediado pelo fotógrafo e professor Thiago Braga no entorno do Dragão do Mar, e tem como ponto de partida a escola Travessa da Imagem, a partir das 8h30min.

Às 14h, a artista visual Emi Teixeira e o fotógrafo Igor Cavalcante vão ministrar uma oficina de cartazes lambe-lambe na sala A5 do Porto Iracema das Artes. Serão disponibilizadas 25 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada. Na oficina será discutida a relação da técnica com a arte de rua e os seus aspectos históricos e estruturais. Os participantes terão uma experiência prática de colagem coletiva para a montagem da exposição “Sertão Imaginário”, fruto de convocatória do QXAS- Festival de Fotografia do Sertão Central (2018), com curadoria de Ademar Assaoka e Silas de Paula. Os trabalhos serão colados no entorno da Escola Porto Iracema das Artes.

No mesmo horário, às 14h, os fotógrafos Luiz Santos e Tibico Brasil vão realizar o “Rolezinho Lambe Day”, no entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Poço da Draga. O passeio será uma aula em forma de intervenção urbana, na qual os participantes irão percorrer diversos espaços da rua para vivenciar uma ação de aproximação com transeuntes, interagindo com as pessoas, captando depoimentos, fazendo retratos, documentando todo o trajeto em foto e vídeo. A atividade é totalmente gratuita e aberta a todos os interessados. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada na sala A3 do Porto Iracema das Artes. A ação é realizada pelo Espaço Qualquer Lugar, em parceria com o Programa de Fotopoéticas da Escola.

Além da exposição, a Fotofesta contará também, a partir das 16h, com a projeção organizada pelo coletivo “No olho da rua”. O grupo abriu uma convocatória que vai até o dia 17 de agosto. Parar participar, cada fotógrafo deve enviar até cinco fotografias para o e-mail festanoolhodarua@gmail.com. As fotografias devem estar em formato JPG, resolução de 72 dpi, com 1920 pixels no lado de maior dimensão. O tamanho do arquivo não pode exceder a 1MB.

Durante a Fotofesta, haverá uma edição especial da Feira da Fotografia. A partir das 18h, haverá a exibição de um documentário que celebra o aniversário de um ano do coletivo Mulheres da Imagem CE. Serão exibidas, ainda, as retrospectivas dos festivais Encontros de Agosto e QXAS – Festival de Fotografia do Sertão Central.

Para encerrar a noite, às 19h, o duo Samuel Rocha e Nonato Lima faz o show “Um toque cearense”, no Palco Cidade da Gente, na lateral do Porto. Os artistas participaram do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes em edições anteriores e, nesta apresentação, vão homenagear grandes instrumentistas como Dominguinhos, Garoto e Sivuca.

Semana da fotografia
Até o último dia do mês, outras formações e eventos sobre fotografia complementam a programação comemorativa. No dia 21 de agosto, terça-feira, às 19h, o artista visual Roberto Julião vai participar do “Foto em Prosa”, evento do Instituto da Fotografia (Ifoto) que tem o objetivo de desenvolver programas e ações para o estímulo, valorização e difusão da fotografia. O artista vai compartilhar com o público um pouco do seu trabalho, que é conhecido pelos registros de paisagens urbanas com fachadas de casas coloridas. O encontro será na sala A5 do Porto, gratuito e aberto ao público.

Já no dia 23, quinta-feira, a partir das 19h, os artistas Yan Belém e Rodrigo Costa Lima vão participar do “Olhares Refletidos – Impressões Fotográficas”, debate sobre as diferentes formas de impressão fotográfica, as peculiaridades da cianotipia e da risografia, entre outras técnicas, na construção de um projeto fotográfico. O evento também será na sala A5 da Escola.

Fotografia e Literatura
O encerramento do curso “Literaturas Periféricas”, do Programa de Fotopoéticas, acontecerá no dia 22 de agosto, às 18h, e terá o lançamento de zine coletiva produzida pelos alunos, assim como a projeção de fotos e um sarau literário. A zine será uma compilação de imagens, diário de bordo, publicação marginal e estêncil, registros das narrativas dos alunos sobre a cidade e seus habitantes. O percurso teve como facilitadores os artistas Rômulo Silva, Gustavo Costa e Leo Silva. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Já no dia 24, às 19h, os artistas visuais Raisa Cristina e Felipe Camilo vão participar de conversa sobre as relações entre imagem e palavra nos seus processos criativos e na publicação de dois livros que entrelaçam literatura, fotografia e pintura. A editora da Nadifúndio, Bianca Ziegler, também fará parte da discussão, e abordará sobre as estratégias e caminhos para a transformação de ideias em livros. O debate será no auditório do Porto.

Aula aberta sobre fotopintura e exposição de trabalhos
No dia 31, às 9h, o fotopintor Mestre Júlio Santos ministra uma aula aberta sobre fotopintura digital no auditório do Porto Iracema das Artes. A atividade marca o encerramento do Percurso de Fotopintura Digital, formação ofertada pelo Curso Básico de Artes Visuais da Escola dentro do Programa de Fotopoéticas durante os meses de junho, julho e agosto de 2018. Após a aula, haverá a abertura da mostra de trabalhos realizados pelos alunos durante a formação, a partir das 10h, no Pátio da Escola.

Workshop e Masterclass com Rosely Nakagawa
A arquiteta e curadora Rosely Nakagawa vai realizar o workshop “A fotografia, a imagem, a palavra” nos dias 29 e 30 de agosto, das 17h às 21h. A formação propõe analisar as diversas camadas da imagem e a forma como sua estrutura gráfica e fotográfica constrói significados, dentro de um processo de edição.Com oferta de 15 vagas, o curso é gratuito. As inscrições encerraram no dia 12 de agosto.

Além da formação, Rosely ministrará no dia 31 de agosto, às 19h, a masterclass “A imagem, o substantivo e o adjetivo”, no auditório do Porto Iracema, onde discutirá sobre o processo e desenvolvimento criativo de um discurso escrito e as suas relações entre a palavra, a frase e texto, dentro da construção do discurso visual. A atividade é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, aberta a todos os interessados.

Serviço

O quê: Festa do Dia Mundial da Fotografia

Quando: Dia 19 de agosto

8h30min – Rolê Fotográfico pelo entorno do Dragão. Saída da Travessa da Imagem (rua Adolfo Caminha, 117 – Centro)

14h – Oficina de Lambe com Emi Teixeira e Igor Cavalcante e colagem dos lambes da Exposição Sertão Imaginário (Festival Qxas) – Sala A5 do Porto

14h – Rolezinho Lambe Day no Dia Mundial da Fotografia, com Luiz Santos e Tibico Brasil – saída da sala A3 do Porto Iracema das Artes

16h – Projeção de Fotos na Praça Almirante Saldanha e edição especial da Feira da Fotografia

19h – Exibição dos Filmes: Documentário que celebra o aniversário de um ano do coletivo Mulheres da Imagem CE e retrospectivas dos festivais Encontros de Agosto e Qxas – Festival de Fotografia do Sertão Central – Praça Almirante Saldanha

19h – Show com Samuel Rocha e Nonato Lima no Palco Cidade da Gente

Onde: Entorno e sala A5 do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO

O quê: Foto em Prosa com Roberto Julião
Quando: 21 de agosto, às 19h
Onde: Sala A5 do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

O quê: Lançamento da zine coletiva produzida no curso “Literaturas Periféricas”, com projeção de fotos e sarau literário
Quando: 22 de agosto, às 18h
Onde: Pátio do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

O quê: Olhares Refletidos com Yan Belém e Rodrigo Costa Lima
Quando: 23 de agosto, às 19h
Onde: Sala A5 do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

O quê: “Livro, imagem e poesia”, com a artista visual Raisa Christina, a editora Bianca Ziegler e o fotógrafo Felipe Camilo
Quando: 24 de agosto, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

O quê: Workshop “A fotografia, a imagem e a palavra”, com Rosely Nakagawa
Quando: 29 e 30 de agosto, das 17h às 21h
Onde: Ateliê do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Inscrições até o dia 12 de agosto em www.portal.portoiracemadasartes.org
Gratuito

O quê: Aula aberta de Fotopintura Digital, com Mestre Júlio dos Santos
Quando: 31 de agosto, às 9h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

O quê: Abertura da mostra do percurso de Fotopintura Digital
Quando: 31 de agosto, às 10h
Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

O quê: Masterclass “A imagem, o substantivo e o adjetivo”, com Rosely Nakagawa
Quando: 31 de agosto, às 19h
Onde: Auditório do Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito