Oficina Bonecos Articulados em Miniatura com Genifer Gerhardt

Nos dias 27, 28 e 30 de agosto, no ateliê da escola Porto Iracema, acontece a oficina “Bonecos Articulados em Miniatura” com a palhaça, bonequeira e professora de teatro, Genifer Gerhardt. Com carga horária de 15 horas e aberta para artistas e interessados na arte dos bonecos, as inscrições para seleção ocorrerão entre os dias 06 a 13 de agosto, AQUI. Os candidatos selecionados participarão da segunda etapa do processo seletivo nos dias 20 a 24 de agosto. Estão sendo ofertadas 15 vagas esta formação.

O curso tem o intuito de introduzir o estudo na miniatura passando pelo conhecimento em volta do menor teatro do mundo (o Teatro Lambe-Lambe), das poéticas propostas por Bachelard chegando a possibilidades de utilização de miniaturas de vídeos como stop-motion e animação em tempo real e também por meio de jogos e modelagens com massas.O objetivo do curso é estimular os alunos a experimentar a criação, confecção e animação de bonecos minúsculos, reconhecendo no universo de cada participante uma fonte infinita de criação ao explorar diferentes vertentes artísticas.

Genifer Gerhardt
Genifer Gerhardt Siqueira Dimpério é palhaça, bonequeira e professora de teatro. Nascida em Santa Cruz do Sul /RS, é formada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia (2005 a 2008). Apresentou-se e realizou trocas culturais (2009) em povoados da Bahia ao Rio Grande do Sul com seus dois espetáculos: “Gringa Errante” e “Mundo Miúdo”. Neste projeto andou sozinha de mochilão do Nordeste ao Sul do Brasil por mais de 4 mil quilômetros durante 73 dias, a trocar, conhecer as culturas, as atividades e as sabedorias dos habitantes dos povoados.
Em 2014 lançou o “Brasil Pequeno Itinerante” com a mesma proposta de apresentação com bonecos em miniatura, mas agora a contar diferentes histórias nas ruas e espaços públicos. Ainda em 2014 foi premiada pelo projeto “Brasil Pequeno Itinerante” – um retorno às povoações visitadas em 2009 – Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014. Pelo prêmio viajou do Sul ao Nordeste (Bahia). O percurso motivou a ampliação das histórias contadas em “Brasil Pequeno Itinerante” e a publicação de um livro, “brasil pequeno”, o segundo de Genifer. Publicado pela Editora Libretos (Porto Alegre/2017) o livro traz relatos das viagens pelo Brasil e fotos dos bonecos feitos a partir dos encontros. O primeiro livro, “TIMTIM – um filho, uma mãe, dois nascimentos”, encontra-se esgotado, publicação independente.

SERVIÇO

O quê: Oficina Bonecos Articulados em Miniatura com Genifer Gerhardt

Quando: 27, 28 e 30 de agosto

9h às 12h e 14h às 17h (27/08)
14h às 17h (28/07)
9h às 12h e de 14h às 17h (30/08)

Inscrições: 06 a 13 de agosto AQUI

Gratuito

Publicado em 03/08/2018