Laboratório de Teatro realiza aula aberta e oficina com dramaturgo Marcio Abreu

Atividades acontecerão, respectivamente, a partir dos dias 3 e 4 de dezembro

Na primeira semana de dezembro, o Laboratório de Teatro do Porto Iracema das Artes realiza duas atividades com o dramaturgo, diretor e ator Marcio Abreu. Ambas as atividades têm como tema “Dramaturgias, performance e processos criativos”. A aula aberta será na segunda-feira, dia 3, às 19h, no Estúdio de Audiovisual do Porto. Já a oficina acontece na Sala de Dança do Porto Dragão, nos dias 4 a 6, das 14h às 18h, e dispõe de 15 vagas voltadas para artistas com experiência em dramaturgia, direção ou atuação. A inscrição será por ordem de chegada, a partir das 13h. As duas ações são gratuitas.

No trabalho que vem desenvolvendo nos últimos anos, Marcio Abreu fricciona diversos campos do pensamento e da arte. Sua busca é por experiências dramatúrgicas que redimensionem a presença do ator e questionem a palavra como instrumento de poder, para com isso expandir os sentidos sonoros e repensar o espaço como lugar de acontecimento. Na aula aberta, Marcio vai levantar questionamentos sobre essa sua busca. Após a aula, alguns de seus livros estarão à venda.

Na oficina, que acontece a partir de terça-feira (4), ele vai orientar experiências individuais e coletivas de criação que dialoguem com o real, tenham inspiração em questões fundamentais do nosso tempo e se perguntem o que pode ser a dimensão política na arte hoje. Para preencher uma das 15 vagas disponíveis, é preciso ter experiência em dramaturgia, direção ou atuação.

SOBRE MARCIO ABREU

Marcio Abreu é dramaturgo, diretor e ator. Criou e integra a Companhia Brasileira de Teatro. Desenvolve projetos de pesquisa e criação de dramaturgia própria, releitura de clássicos e encenação de autores contemporâneos inéditos no país. Realiza ações de intercâmbio com artistas do Brasil e da França. Entre seus trabalhos recentes estão “Nós” e “Outros”, com o Grupo Galpão; “Vida”, “Oxigênio”, “PROJETO bRASIL” e “Preto”, com a Companhia Brasileira de Teatro. Recebeu inúmeros prêmios e indicações, entre eles o prêmio Bravo!, o prêmio Shell, o APCA, o prêmio Governador do Estado, no Paraná, o APTR e o Questão de Crítica. Foi escolhido pelo jornal Folha de São Paulo como personalidade teatral do ano, em 2012. Com ampla produção dramatúrgica, já foram publicados os textos “Nós” (Editora Javali), “MARÉ / PROJETO BRASIL” e “Nômades” (Editora Cobogó).

SERVIÇO

O que: Aula aberta “Dramaturgias, performance e processos criativos” com Marcio Abreu

Quando: Segunda-feira, 3 de dezembro, às 19h

Onde: Estúdio de Audiovisual do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

GRATUITO

O que: Oficina “Dramaturgias, performance e processos criativos” com Marcio Abreu

Quando: Terça a quinta, 4, 5 e 6 de dezembro, das 14h às 18h

Onde: Sala de Dança do Porto Dragão (R. Boris, 90 – Praia de Iracema)

15 vagas preenchidas por ordem de chegada destinadas a pessoas com experiência em dramaturgia, direção ou atuação

GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme

Publicado em: 28/11/2018