Cena Cineclube de setembro exibe ciclo “Imagens mutantes que nos observam”

Intitulado “Imagens mutantes que nos observam”, o ciclo de setembro do Cena Cineclube vai debater o hibridismo mutante das imagens e a retroatividade do olhar no cinema a partir de exibições de obras de curta e longa duração do Brasil, França e Irã. Idealizado pelo curador, crítico de cinema e atual programador das salas de cinema do Dragão do Mar, Pedro Azevedo, o ciclo propõe duas sessões com a exibição de dois filmes em cada dia. As sessões acontecem a partir das 19h no CENA 15, seguidas de debate entre Pedro Azevedo e o público. O acesso é gratuito e aberto ao público.

A primeira sessão acontecerá no dia 11 de setembro com a exibição de “Leona assassina vingativa 4 – Atrack em Paris”, de André Antônio e Paulo Colucci, e “Jane B. par Agnes V”, de Agnés Varda. E a segunda, no dia 18, com o filme “A festa e os Cães”, do cearense Leonardo Mouramateus, e para finalizar, o 24 frames, de Abbas Kiarostami.

Sinopses dos filmes

Leona assassina vingativa 4 – Atrack em Paris (Dir. André Antônio e Paulo Colucci, 11 min, Brasil, 2017)

O conto farsesco “Leona assassina vingativa 4 – Atrack em Paris” transforma a cidade de Recife numa convincente versão de Paris. “Nem me lembro do Brasil quando tô nessa cidade MARAVILHOUSAARR”.

Jane B. par Agnes V. (Dir. Agnés Varda, 97 min, França, 1988)

Em um caleidoscópio feito de fragmentos de ficções de diversos momentos, Jane Birkin interpreta diferentes papéis — incluindo o dela mesma.

A festa e os cães (Dir. Leonardo Mouramateus, 25 min, Brasil, 2015)

Nas ruas de um subúrbio de Fortaleza, os cães foram chegando e dominando o território. Esta matilha vadia se junta em bando, à noite, como que recuperando seu estado selvagem e recusando sua tradicional submissão ao homem.

24 Frames (Dir. Abbas Kiarostami, 114 min, Irã, 2017)

“Um dia, quando eu não tinha nada para fazer, comprei uma Yashica barata e saí pela natureza. Eu queria estar em contato com ela. Ao mesmo tempo, desejava compartilhar com os outros momentos agradáveis que testemunhei. É por isso que comecei a tirar fotografias. Para, de alguma maneira, eternizar esses momentos de paixão e dor…”

SOBRE O PROGRAMADOR

Pedro Azevedo é bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza (Unifor), e atua na curadoria do Cinema do Dragão desde 2013, onde já programou diversas mostras e festivais, como a Retrospectiva / Expectativa e o FAROL. Enquanto crítico, é colaborador especial do Jornal O Povo nas coberturas dos festivais de Berlim e de Cannes, além de ser membro da Associação Brasileira de críticos de cinema (Abraccine), por onde já integrou júris da crítica e foi autor no livro Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais. Também ministrou oficinas de crítica e curadoria na Unifor e foi idealizador do TVCine Dragão, programa de debates exibido pela TV Ceará entre 2015 e 2017.

SOBRE O CENA CINECLUBE

O Cena Cineclube é um espaço de exibição pública e gratuita de filmes que acontece às terças-feiras no prédio histórico do Centro de Narrativas Audiovisuais, o CENA 15, na Praia de Iracema. Tem como proposta estimular a formação de público e repertório através do encontro da cena de realizadores do cinema cearense e brasileiro, convidados a programar as sessões, com o público da cidade interessado em debater os diversos cinemas pulsantes no mundo.

Serviço:

O quê: Sessão do Cena Cineclube – Ciclo Imagens Mutantes que nos observam, exibição de “Leona assassina vingativa 4 – Atrack em Paris e “Jane B. par Agnes V”
Quando: 11 de setembro, às 19h
Onde: Centro de Narrativas Audiovisuais – CENA 15
Gratuito

O quê: Sessão do Cena Cineclube – Ciclo Imagens Mutantes que nos observam, exibição de “A festa dos Cães” e “24 frames”
Quando: 18 de setembro de 2018 (terça-feira), às 19h
Onde: Centro de Narrativas Audiovisuais – CENA 15
Gratuito

Publicado em 06/09/2018