Aula aberta com a roteirista Jaqueline M. Souza

No dia 19 de setembro, o Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15), da escola Porto Iracema das realiza a aula aberta “A Promessa da Virgem: Roteiros de Despertar Feminino” com a roteirista Jaqueline M. Souza. A atividade será no pátio da Escola, às 19 horas, com acesso gratuito e aberto ao público.

Durante a aula, a roteirista abordará estruturas narrativas que podem servir de inspiração e alternativa para roteiristas e escritores, para além da Jornada do Herói. O título da aula é inspirado pelo livro “ A Promessa da Virgem” da escritora Kim Hudson, onde esta propõe uma estrutura arquetípica através de uma perspectiva feminina, com origens nos contos de fadas: uma jornada interior e de auto-conhecimento utilizadas em diversos filmes de sucesso. A atividade integra o programa de formação do Laboratório de Cinema do Porto.

Sobre a roteirista
Formada em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná e atua como produtora executiva, roteirista e consultora de projetos. É uma das fundadoras da Tertúlia Narrativa e sua editora-chefe, um dos principais sítios online de estudo de roteiros para cinema e TV. Seus trabalhos mais recentes incluem o roteiro do documentário “A fome não tem Classe”, selecionado para a 2ª Mostra Sesc de Cinema, e o roteiro de longa-metragem “Incubo”, contemplado no Edital de Desenvolvimento de Roteiros – Novos Roteiristas (2017) do Ministério da Cultura e selecionado para o Laboratório Novas Histórias (2018).

Produziu e roteirizou diversos trabalhos para publicidade, web content, videoclipes e curtas-metragens. Contribuiu com textos, curadoria ou mediações para mostras como Trilogia Flamenca, Ciclo Vicent Price, Tati por Inteiro e a Mostra de Cinema Contemporâneo, todas realizadas pelo Sesc Paraná. Foi também membro do comitê de seleção do Cabíria – Prêmio de Roteiro em sua primeira e segunda edição, e integrante do Júri Oficial do Concurso de Longa-metragem do FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre em 2017.

Atualmente, trabalha no roteiro adaptado dos quadrinhos “Magra de Ruim”, de Sirlanney Nogueira, projeto este contemplado no edital Prodav 05/2016 da Ancine. Em 2018, foi uma das consultoras do Curitiba_lab, laboratório de projetos do Festival Olhar de Cinema, e fez a orientação de roteiros dos projetos de TCC de alunos da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, em Fortaleza.

Serviço
O quê: “Aula aberta “A Promessa da Virgem: Roteiros de Despertar Feminino”, com a roteirista Jaqueline M. Souza
Quando: 19 de setembro, às 19 horas
Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

 

(Publicado em 11/09/2018)